Equipamentos Para Cozinha de Restaurante

Durante as várias etapas do processo de abertura de um negócio gastronômico, escolher os equipamentos para cozinha do restaurante, é o ponto que mais traz dificuldade. 

Afinal, existe uma infinidade de itens e é normal ficar em dúvida. Itens que são mais difíceis ainda de organizar quando a cozinha é especializada em alguma culinária.

Assim, além de todos os itens básicos gerais, você tem que pensar em todo o básico para preparar o tipo de culinária que serve. 

Logo, iremos listar ao longo deste artigo equipamentos para cozinha do restaurante básicos para qualquer empreendimento. 

Produtos os quais a falta pode resultar em diminuição de produtividade e afetar os lucros.

Como escolher os equipamentos para a cozinha do restaurante?

Inúmeros são os equipamentos e utensílios que para serem utilizados na cozinha. Alguns são necessários em qualquer tipo de negócio por serem itens básicos e de extrema necessidade.  

Porém, os outros são de acordo com o estilo de alimentos que pretende ter em seu restaurante, cada um exige um preparo específico e em alguns casos diferenciado. 

Sendo assim, uma ótima forma de escolher os itens a comprar e considerar quais os preparos realizados na casa, como por exemplo as praças: frias, quentes, pré-preparo e confeitaria.

equipamentos para cozinha de restaurante

Lembrando que o espaço da cozinha também conta muito para que isso aconteça, os aparelhos a serem instalados devem caber no espaço disponível.

Portanto, vamos analisar a seguir algumas das prioridades culinárias  ater no restaurante.

1. Geladeiras e Freezer

Dessa forma, independente do tipo de comida que seu restaurante prepara, geladeiras e freezer são o equipamento para cozinha de restaurantes mais essencial. 

Sendo assim, alguns alimentos para se manter a durabilidade e qualidade deve ser conservado refrigerado, para isso a geladeira e o freezer são fundamentais.

Assim, a preferência é que esses dois equipamentos tenham boa quantidade de compartimentos para guardar diferentes tipos de insumos.  

Portanto, tudo deve seguir uma ordem de organização, tanto congelados quanto não congelados para não misturar e não danificar insumos.

2. Forno

Qualquer tipo de restaurante uma hora ou outra acaba precisando de um forno, mesmo que a maioria dos pratos sejam frios. 

Alguma coisa sempre vai ser preparada ali, e cabe ao restaurante saber qual a frequência de uso.

Assim, é possível saber a quantidade de fornos a obter devido a quantidade que irá utilizá-los. Quanto menor a frequência de uso, menor a quantidade de fornos a adquirir.

equipamentos para cozinha de restaurante

3. Equipamentos de fritura

Esse é um item muito presente nas cozinhas, seja para salgados ou até alguns doces. E claro, as lanchonetes, hamburguerias e bares, são os estabelecimentos que mais necessitam deles. 

Porém, em um restaurante eles também podem ser usados com uma frequência menor. 

Por isso, é preciso saber a quantidade de pratos que necessitam de frituras e analisar suas saídas para decidir o tamanho da fritadeira necessária. 

As fritadeiras são um item que acelera o processo de fritura e o deixa mais bem feito, e os modelos mais comuns são a elétrica ou a gás.

4. Equipamentos para estocagem

As estantes e as prateleiras são equipamentos tão essenciais quanto as geladeiras. Você precisa de um lugar para estocar e guardar os alimentos. 

Vale lembrar que em prateleiras são armazenados apenas itens que não precisam ser refrigerados, ou seja um estoque mais seco.

A escolha do estilo de prateleira é com você, a sua preferência e o que o orçamento permitir.

Logo, quanto ao material o mais indicado para esse tipo de equipamento é o de inox, pois mantém a segurança e diminui riscos de contaminação.

5. Fogão industrial

O fogão também é um item essencial, por mais que em alguns casos seu uso tenha diminuído um pouco. 

Atualmente no mercado a muita variedade desse produto podendo escolher o que melhor se adapta ao seu negócio. 

6. Bancadas frias

Um outro item muito importante são as bancadas, pois é nelas que os cozinheiros apoiam suas tábuas para cortar os alimentos. 

Nas bancadas também é armazenado insumos de grande uso, como temperos, decorações para pratos, e outros. 

Assim, é nas bancadas que boa parte do processo da cozinha acontece, desde picar até a montagem de pratos, por isso são indispensáveis.

equipamentos para cozinha de restaurante

Outros equipamentos parta cozinha de uso comum

  • Liquidificador;
  • Micro-ondas;
  • Batedeiras;
  • Coifas;
  • Balcões térmicos;
  • Chapas;
  • Processador de alimentos;
  • Panelas diversas e pressão;
  • Utensílios de cozinha;
  • Lixeira com pedal.

Item de fora da cozinha, mas essencial

Um item de fora da cozinha que todo restaurante deve ter é um balcão de atendimento, afinal seus atendimentos precisam ocorrer em algum lugar. 

E não pode ser dentro da sua cozinha, então é preciso reservar um local para fazer os atendimentos.

Assim, contendo no mínimo um balcão para colocar o computador, impressora, e os itens das formas de pagamentos, seja dinheiro ou cartão. 

Outro item importante é o software de gestão, um bom exemplo de software de gestão, é o GrandChef, especializado somente no ramo alimentícios, e trás tudo que você necessita a gestão de seu restaurante.

Dessa forma, por meio dele você consegue agilizar seu processos e otimizar tempo, tendo auxílio tanto no atendimento quando com o financeiro. 

Assim, com o GrandChef você irá contar com:

  • Comanda Eletrônica;
  • Controle de Estoque;
  • Controle de Caixa;
  • Pagamento Online;
  • Delivery Online;
  • Sistema PDV;
  • QR Code na Mesa;
  • Backup em Nuvem
  • E muito mais.

E claro, você pode optar por usar os segmentos que melhor se adequem ao seu negócio sem ter de ter todos logo de cara.

Não perca mais tempo e venha conhecer o GrandChef, o sistema de gestão que atende a suas necessidades da melhor forma.

equipamentos para cozinha de restaurante

Portanto, baixe gratuitamente e comprove todos os benefícios que o GrandChef trás a sua gestão.

Assim, descubra como é ter seu restaurante na palma de sua mão e acompanhá-lo de qualquer lugar em que estiver.

About Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Baixar agora
%d blogueiros gostam disto: