Vantagens em Diminuir as Opções do Cardápio
A princípio parece loucura dizer que existem vantagens em diminuir as opções do Cardápio mas se você já atendeu um casal que ficou demorando para escolher o pedido?
Ou já atendeu um cliente que ficava te perguntando sobre os ingredientes ou opções de adicionais e que no final desistiu da compra? Então, esse texto é PERFEITO para VOCÊ! ?
![Vantagens em Diminuir as Opções do Cardápio](https://i1.wp.com/help.grandchef.com.br/wp-content/uploads/2019/12/cardapio.jpg?resize=282%2C563&ssl=1)
Ao planejar o cardápio do seu estabelecimento é importante pensar em pratos que tenham ingredientes e sabores que expressem a proposta do seu negócio, harmonizando com o ambiente físico.
Por exemplo, um restaurante japonês tem como expectativas minimas comidas temáticas como Sushi ou Sashimi, além das decorações.
![diminuir opções do cardápio](https://i2.wp.com/help.grandchef.com.br/wp-content/uploads/2019/12/japones.jpg?resize=433%2C288&ssl=1)
Mas, não é só pensando no paladar do cliente que resolveremos as questões relacionadas à indecisão na hora da escolha do pedido.
Embora seja importante oferecer uma variedade de pratos no seu cardápio, é preciso estabelecer um limite para que seja prático ao trabalhar com ele e para que o cliente não tenha dúvidas ao escolher.
Então, aqui vão algumas dicas para te ajudar a aproveitar das vantagens em diminuir as opções do cardápio:
1. Menos Opções de Escolha Resultam em Mais Venda
Seu cardápio contém várias opções e somente uma porcentagem X tem saída? Mas se está no cardápio é seu dever fazer, certo? E por que fazer algo que não tem tanta saída?
É comum que você siga a linha de raciocínio onde oferecer mais escolhas permitem melhores opções aos clientes que resultaria em mais satisfação para ele.
Afinal, aumenta a possibilidade de propor ao cliente exatamente o que deseja.
No entanto, existem pesquisas provam que não é bem assim que funciona.
Quando temos muitas opções começamos a questionar as decisões que fazemos antes mesmo de fazê-las.
Desse modo, o cliente caí em uma armadilha de pensamentos, como:
“Será que a lasanha é melhor que o nhoque?”
“Será que bebo um chopp ou uma cerveja?”
“Qual cerveja tomar? A mais gostosa ou a mais barata?”
![Paradoxo da Escolha](https://i0.wp.com/help.grandchef.com.br/wp-content/uploads/2019/12/tenor.gif?resize=249%2C249&ssl=1)
Consequentemente, a indecisão toma conta deixando os clientes paralisados à tantas opções, o que torna o processo de escolha cansativo e estressante.
E, ainda, tem a possibilidade de ter o seguinte pensamento ao fim da decisão:
“Deveria ter pedido OUTRA bebida não essa”
Esse conceito se denomina no Paradoxo da Escolha.
O experimento da geleia mostra de forma clara esse processo, em um momento foram disponibiliza 24 sabores de geleias para as pessoas comprarem e em outro disponibilizaram apenas 6 sabores de geleias.
Obtiveram o seguinte resultado, com 24 sabores, apenas 3% das pessoas compraram geleia, mas quando apresentaram apenas 6 opções foram 30% das pessoas que compraram.
Aumentando 10 vezes mais as vendas.
Afinal, não é atoa que as grandes redes como Pizza Hut, Mc Donalds, Burguer King, entre outras, tem menos opções no cardápio do que outros restaurantes “comuns”.
![Vantagens em Diminuir as Opções do Cardápio](https://i0.wp.com/help.grandchef.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Capturar-2.jpg?fit=699%2C338&ssl=1)
2. Economia de Ingredientes Resulta em Economia para o seu Bolso
Ao evitar que ingredientes estraguem ou sejam desperdiçados, você estará economizando no bolso.
Por exemplo, fique atento com os tamanhos das porções que você serve, observe seu público-alvo faça a quantidade exata que normalmente é consumida.
Em seguida, temos outro fator de extrema importância para economizar ingredientes, o modo de conservação dos alimentos.
Como o congelamento de produtos que possibilita a preservação dos alimentos, mantendo sua qualidade intacta.
![conservar alimentos](https://i0.wp.com/help.grandchef.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Geladeira.jpg?fit=699%2C483&ssl=1)
3. Aproveitar de Ingredientes usados com Frequência para se Destacar dos Concorrentes
Em sua cozinha você tem uma abrangência enorme de opções ingredientes e possibilidades de pratos.
Aproveite disso para ser original , tenha um prato carro-chefe de sua autoria com tudo que costuma ter na sua cozinha.
A fim de proporcionar ao cliente uma experiência inesquecível, sendo possível encontrar somente em seu restaurante.
E com Sistema GrandChef você terá o controle completo de todos os suplementos, contagem de estoque de maneira prática e rápida.
Logo, você terá a visão geral dos produtos disponível e, ainda, quando seus suplementos estiver ao fim, o sistema conta com uma alerta de estoque mínimo para você não perder as vendas.
Aproveite para assistir o vídeo a seguir disponível no Canal do YouTube do GrandChef que contará dicas cruciais na hora de montar seu cardápio.
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