Vantagens em Diminuir as Opções do Cardápio

A princípio parece loucura dizer que existem vantagens em diminuir as opções do Cardápio mas se você já atendeu um casal que ficou demorando para escolher o pedido?

Ou já atendeu um cliente que ficava te perguntando sobre os ingredientes ou opções de adicionais e que no final desistiu da compra? Então, esse texto é PERFEITO para VOCÊ! 😉

Vantagens em Diminuir as Opções do Cardápio

Ao planejar o cardápio do seu estabelecimento é importante pensar em pratos que tenham ingredientes e sabores que expressem a proposta do seu negócio, harmonizando com o ambiente físico. 

Por exemplo, um restaurante japonês tem como expectativas minimas comidas temáticas como Sushi ou Sashimi, além das decorações.

Mas, não é só pensando no paladar do cliente que resolveremos as questões relacionadas à indecisão na hora da escolha do pedido.

Embora seja importante oferecer uma variedade de pratos no seu cardápio, é preciso estabelecer um limite para que seja prático ao trabalhar com ele e para que o cliente não tenha dúvidas ao escolher. 

Então, aqui vão algumas dicas para te ajudar a aproveitar das vantagens em diminuir as opções do cardápio:

1. Menos Opções de Escolha Resultam em Mais Venda

Seu cardápio contém várias opções e somente uma porcentagem X tem saída? Mas se está no cardápio é seu dever fazer, certo? E por que fazer algo que não tem tanta saída? 

É comum que você siga a linha de raciocínio onde oferecer mais escolhas permitem melhores opções aos clientes que resultaria em mais satisfação para ele.

Afinal, aumenta a possibilidade de propor ao cliente exatamente o que deseja.

No entanto, existem pesquisas provam que não é bem assim que funciona.

Quando temos muitas opções começamos a questionar as decisões que fazemos antes mesmo de fazê-las.

Desse modo, o cliente caí em uma armadilha de pensamentos, como:

“Será que a lasanha é melhor que o nhoque?”

“Será que bebo um chopp ou uma cerveja?”

“Qual cerveja tomar? A mais gostosa ou a mais barata?”

Paradoxo da Escolha

Consequentemente, a indecisão toma conta deixando os clientes paralisados à tantas opções, o que torna o processo de escolha cansativo e estressante.

E, ainda, tem a possibilidade de ter o seguinte pensamento ao fim da decisão:

“Deveria ter pedido OUTRA bebida não essa”

Esse conceito se denomina no Paradoxo da Escolha.

O experimento da geleia mostra de forma clara esse processo, em um momento foram disponibiliza 24 sabores de geleias para as pessoas comprarem e em outro disponibilizaram apenas 6 sabores de geleias.

Obtiveram o seguinte resultado, com 24 sabores, apenas 3% das pessoas compraram geleia, mas quando apresentaram apenas 6 opções foram 30% das pessoas que compraram.

Aumentando 10 vezes mais as vendas.

Afinal, não é atoa que as grandes redes como Pizza Hut, Mc Donalds, Burguer King, entre outras, tem menos opções no cardápio do que outros restaurantes “comuns”. 

Vantagens em Diminuir as Opções do Cardápio

2.  Economia de Ingredientes Resulta em Economia para o seu Bolso

Ao evitar que ingredientes estraguem ou sejam desperdiçados, você estará economizando no bolso.

Por exemplo, fique atento com os tamanhos das porções que você serve, observe seu público-alvo faça a quantidade exata que normalmente é consumida.

Em seguida, temos outro fator de extrema importância para economizar ingredientes, o modo de conservação dos alimentos.

Como o congelamento de produtos que possibilita a preservação dos alimentos, mantendo sua qualidade intacta.

3.  Aproveitar de Ingredientes usados com Frequência para se Destacar dos Concorrentes

Em sua cozinha você tem uma abrangência enorme de opções ingredientes e possibilidades de pratos.

Aproveite disso para ser original , tenha um prato carro-chefe de sua autoria com tudo que costuma ter na sua cozinha.

A fim de proporcionar ao cliente uma experiência inesquecível, sendo possível encontrar somente em seu restaurante.  

E com Sistema GrandChef você terá o controle completo de todos os suplementos, contagem de estoque de maneira prática e rápida.

Logo, você terá a visão geral dos produtos disponível e, ainda, quando seus suplementos estiver ao fim, o sistema conta com uma alerta de estoque mínimo para você não perder as vendas.

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