Entenda a Importância de uma Gestão de Estoque Eficiente
Seja uma empresa grande ou pequena, a gestão de estoque deve ser eficiente para evitar prejuízos e gestos desnecessários.
A falta de atenção para o controle de seu estoque é um erro muito grave, principalmente se você trabalha no ramo alimentício, pois pode gerar desorganização de produtos o que pode atrapalhar seu financeiro.
Assim, a gestão de estoque monitora os produtos armazenados garantindo que as demandas serão atendidas.
Ou seja, tendo um controle eficiente acaba com a possibilidade de compra de insumos em excesso e desperdício de alimentos.
Porém, separar alimentos não é algo fácil, demanda tempo e estratégias.
Portando, separamos algumas dicas para que você tenha resultados positivos em sua gestão de estoque, organizando tudo certo e reduzindo perdas.
O Que é uma Gestão de Estoque?
A gestão ou controle de estoque é realizada para controlar e organizar a quantidade existente de cada produto armazenado.
Assim, ele monitora o fluxo de entrada e saída dos produtos, no caso do restaurante, dos alimentos que entram e saem.
Dessa forma, você pode prever quando há a necessidade de comprar produtos, reduz vencimentos de produtos, além de poder acompanhar a quantidade de cada coisa em estoque.
Além disso, há descoberta de quais alimentos tem mais saída e os de menos, sabendo quais produtos seu vendem mais.
Logo, terá controle de seu restaurante, ajudando em seu financeiro e possibilitando planejamentos.
Como Controlar o Estoque de seu Restaurante?
É possível listar todos os produtos que se encontram em seu estoque, criar planilhas, passar horas contando e conferindo, mas isso demanda muito tempo.
Assim sendo, não é mais uma opção viável, demanda muito trabalho e tempo, um sistema de gestão eficiente pode realizar o controle para você, automatize sua gestão e garanta melhor eficiência.
Com um sistema de gestão você passa a ter visão geral dos produtos e a contagem é mais prática e rápida, feitas no momento que eles entram e saem.
Além disso, o sistema disponibiliza relatórios detalhados e alerta de estoque mínimo para que saiba que está na hora de ir as compras. E o melhor de tudo sem perder nenhuma venda. Como é o caso do Sistema GrandChef.
O GrandChef é um sistema de gestão completo para bares, restaurantes e similares que conta comm integração com delivery e módulo fiscal, podendo ser escolha usar ambos ou apenas um.
Com o controle de estoque do GrandChef, você não terá mais surpresas desagradáveis, como produtos acabarem, não ter ingredientes específicos.
Então não perca mais vendas por isso, afinal, o sistema avisa quando a quantidade de insumos está baixa e precisa ser renovada.
Além disso, extrair informações se torna extremamente fácil, pois, o sistema separa todos os dados por categorias, código, fornecedor e nome. E ainda é possível imprimir facilmente os relatórios.
É bom de mais não é mesmo, não perca mais tempo, baixe agora e comprove todos os benefícios que o GrandChef trás a sua gestão.
Tenha seu restaurante na palma de sua mão, com tudo sobre controle da forma mais pratica possível.
Estratégias Para uma Melhor Gestão de Estoque
As estratégias são importantes para:
- Saber quais itens tem no estoque e as quantidades de cada um;
- Prever qual produto vai faltar e qual vai sobrar;
- Planejar-se com antecedência;
- Evitar prejuízos;
- Conhecer melhor seus clientes e seus gostos;
- Acompanhar em tempo real o que tem em seu estabelecimento.
Faça a Gestão do Inventário
Com um acompanhamento de seu inventário, você identifica o que mais tem saída, evita baixos níveis de armazenamento, descobrindo se será possível cobrir demandas futuras.
Assim, você evita despesas desnecessárias, acompanha a rotatividade dos produtos e limita a quantidade de itens que tem pouca saída.
Sendo assim, revise as entradas e saídas dos produtos para previnir falhas, se atente a conservação dos alimentos e validade.
Vender produtos fora do prazo de validade te trazem problemas, por não seguir o regulamento da Vigilância Sanitária.
Logo, tenha um acompanhamento do inventário para não ter prejuízos nem problemas de produtos estragados.
Defina a Quantidade dos Produtos
Cada produto tem sua saída diferenciada dos outros, por isso, não tem como fazer pedido de todos em mesma quantidade.
Então, defina a quantidade mínima e máxima para cada produto. Para isso considere a rotatividade do estoque e peço pago por cada.
Saiba o tempo de seu fornecedor, e faça pedidos no tempo certo para não correr o risco de ficar sem mercadoria.
Portanto, o objetivo é o equilíbrio, para que não fique com mercadoria em excesso ou falta.
Acompanhe as Vendas
O gestor precisa identificar os produtos com mais saída e os períodos do ano que as vendas aumentam.
Assim, fica preparado para atender com eficiência a todas as demandas.
Para isso, é fundamental conhecer os dados de seu estabelecimento, saber o fluxo de consumo para evitar investimentos que não interessam a você e seu clientes.
Pingback: Como Calcular o CMV do seu Restaurante? |
Pingback: Como Preparar Seu Estoque Para Altas Demandas? - Sebrae Respostas
Pingback: Processos Manuais que Podem Impedir seu Restaurante de Crescer |
Pingback: Como Preparar seu Estoque para Altas Demandas? |