Como Funcionam os Marketplaces Para Restaurantes?
Os marketplaces são uma febre no mundo todo, e isso não é novidade para ninguém.
Os modelos de negócio no qual diversas lojas podem vender seus produtos, oferecendo diversas opções aos clientes, chama muito atenção.
Empresas que são mundialmente conhecidas utilizam deste serviço como: Mercado Livre, iFood, Uber Eats, Rappi.
Além disso, atualmente até a rede social Facebook já tem um marketplace dentro dele para anúncios de vendas.
Portanto, é comprovado que é um negócio de muita saída e que veio para ficar cada dia com mais força e frequência.
Como funciona um Marketplace?
Os marketplaces são um portal de vendas online que reúne diversos vendedores e consumidores em um único local.
Normalmente encontrados em formas de site e aplicativos, essa espécie de shopping virtual traz alguns benefícios aos anunciantes.
Por funcionar como um shopping, tem muitos compradores presentes por lá procurando opções de compra.
Assim, pode ser uma forma de elevar a visibilidade de seu restaurante no mercado e quem sabe aumentar as vendas.
Afinal, quais são as vantagens de Marketplaces para meu restaurante?
A primeira vantagem é a visibilidade, é bem mais fácil atrair o público para esse tipo de plataformas.
Assim você está sujeito a ganhar maior visibilidade pela divulgação feita por todo o marketplace, mas a concorrência também ganhará o mesmo tento de chances.
A segunda vantagem é a diversificação de públicos, pessoas mais variadas possíveis acessam marketplaces todos os dias em busca de almoço, jantar, lanches e muito mais.
Aumenta suas chances de atrair públicos que normalmente não frequentariam seu restaurante, ou chamar a atenção daquele seu cliente ideal que ainda não te conhecia.
A terceira vantagem é o aumento de vendas, a plataforma proporciona grandes oportunidades de vendas para alavancar a audiência de seu restaurante.
A quarta vantagem é o retorno, a plataforma serve como uma vitrine para seu restaurante, assim você expõe seus produtos e está sujeito a frequentemente receber visitações e fluxo de pessoas.
E suas desvantagens?
Provavelmente uma das maiores desvantagens é a dependência dos marketplaces, você ficará dependente dele para tudo.
Você dependerá dele para receber, conversar com o cliente, para as entregas, ou seja, praticamente tudo que envolve o processo de delivery.
Essa dependência pode não ser tão boa a longo prazo.
A segunda desvantagem é a falta de credibilidade para sua marca, um marketplace expõe vários lugares, ou seja, não está preocupado com a personalidade de sua marca.
Inclusive dentro da plataforma, a única identidade de seu estabelecimento será o nome e logotipo, fazendo com que muitas vezes as pessoas nem saibam de quem está comprando.
Assim, vendas por um próprio delivery e site podem trazer bem mais reconhecimento do que um marketplace.
A terceira desvantagem é a competição pelo preço, muitos lugares vendendo em um local só gera competição pelo preço mais barato para atrair clientes.
Assim a concorrência é acirrada e estará batendo na sua porta todos os dias.
Vários locais que vendem o mesmo tipo de comida estarão disputando lugar com você, fazendo assim com que o preço muitas vezes seja o único diferencial.
A quarta desvantagem e talvez a pior de todas e que traz mais prejuízo são as altas taxas.
Você basicamente pagará por tudo, uma mensalidade, pagará por produtos pedidos, comissões, tirando boa parte de seu lucro.
Por mais que manter um sistema de delivery próprio signifique gastos, pode ser que este gastos venham compensar mais do que estar em marketplaces.
Afinal de contas, o que devo fazer?
Os marketplaces podem funcionar perfeitamente para alguns nichos, e em outros não, tudo depende de vários fatores que interferem nisso.
Mas, nada impede sua empresa de usar dois tipos de plataformas, estar presente em um marketplace e ter um delivery próprio.
Por exemplo, o GrandChef Delivery, proporciona uma plataforma própria a você, que não funciona como um marketplace.
Assim você tem exclusividade de aparição e consegue manter uma melhor relação com os clientes.
Dessa forma, o GrandChef proporciona um sistema de delivery próprio para você, completamente baseado na identidade de sua marca e sem concorrência.
Ou seja, uma plataforma que você pode personalizar a seu gosto e preferência, deixando a cara de sua marca, com as imagens e descrições que desejar.
Além disso, o delivery tem um domínio próprio para que possa divulgá-lo por meio de link no WhatsApp, ou em outras redes sociais.
O melhor de tudo, sem taxas por pedidos, venda o quanto quiser e só paga uma taxa fixa por mês.
É praticidade e comodidade de mais não é mesmo? Baixe o GrandChef agora e comprove todos os seus benefícios.
Além disso, o GrandChef é integrado com Marketplaces como iFood, para que seus canais de venda sejam imensos e todos os pedidos fiquem concentrados em um único local, facilitando para você.
Portanto, com o GrandChef é fácil ter seu restaurante na palma de sua mão e tudo centrado em um único local em sua gestão.
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