Neste tutorial será exibido a Funcionalidade do Extrato Financeiro no GrandChef Pro.
Com o intuito de tornar mais lúdico seu entendimento dos valores que este relatório financeiro retorna.
O extrato financeiro é uma forma de gerenciar as movimentações que realizou em seu caixa. Sejam elas: vendas, despesas, contas, retiradas, etc.
Dessa forma, neste relatório você pode obter um controle melhor das saídas e entradas que foram realizadas durante o mês em seu caixa.
Informação importante
O GrandChef trabalha atualmente no Regime de Competência. O que significa que, se por exemplo, lançar uma conta de um mês anterior ou algo do tipo, essa movimentação irá cair na data que registrou, e não na data que informou de vencimento, no relatório de DRE.
Para entender mais sobre como funciona o Regime de competência, dê uma olhada nesse artigo.
Sumário (Clique para pular ao tópico que deseja)
Modo de Visualização
Caso a forma de apresentação em lista não lhe agrade, você pode alterar a exibição clicando sobre o a opção localizada logo ao lado de Filtros, como mostrado no vídeo abaixo:
Utilizando os Filtros de Pesquisa
O extrato tem função de armazenar as movimentações mensais. Porém você pode filtrar apenas do período que deseja.
Dessa forma, você consegue diminuir os dados do relatório apenas para que seja exibido o que é relevante pra você no momento.
Em seguida, clique sobre a opção “Filtro” localizada no topo da tela.
Sendo:
São 7 filtros que o sistema fornece que podem ser utilizados separadamente ou todos em conjunto para um filtro mais especifico.
Porém para tornar este artigo mais completo, cada filtro terá sua explicação.
- Data de pagamento: Cliente pode filtrar se ele quer verificar os pagamentos que já caíram na carteira dele (Data de pagamento), ou os que ainda vão cair, como por exemplo os de cartão de crédito, caso ele tenha preenchido dias de repasse (Data de Compensação)
- Datas de Início e Fim: Serve para que possa ver as movimentações dentro do um intervalo de datas estipulado no filtro. Onde o primeiro campo é para definição da data inicial e o segundo a data final. Logo inicio e fim dos relatórios.
- Forma de pagamento: O cliente pode filtrar as movimentações feitas com uma forma de pagamento especifica. Como exemplo: Vendas em Dinheiro, Débito ou Crédito, etc.
- Carteira: Permite com que você consiga buscar por valores que vão diretamente para uma carteira especifica. Caso queira entender mais sobre carteiras no sistema, clique aqui.
- Movimentação: Com esta opção você pode filtrar por valores movimentados de uma sessão de caixa em específico. Ex: Caso queira ver os pagamentos feitos no caixa aberto por João em um dado dia, você pode utilizar esse filtro.
- Pedido: Você pode buscar as movimentações/formas de pagamento diretamente de um pedido em específico. Ex: Se desejar ver quais foram as formas de pagamentos lançadas no pedido #AB3C, basta digitar o código dele nesse campo.
- Integração: Você pode filtrar pelos pedidos de integrações em específico. Ex: Se quiser ver as movimentações apenas dos pedidos do iFood, basta marcá-lo nesse filtro.
- Transferências: Esse filtro serve para que você visualize apenas as movimentações de transferências entre carteiras. Um exemplo são os valores passados da carteira do caixa para o caixa da empresa durante o fechamento de caixa, ou qualquer transferência feita em Financeiro > Transferência de Valores.
- Fundo de Caixa: Mostra os valores de troco informados nas aberturas dos caixas.
- Somente contas: Mostra apenas as movimentações feitas para pagar contas de despesa ou receita.
Entendendo os Valores do Extrato Financeiro
O extrato financeiro apresenta todos valores financeiros. Dessa forma sendo uma boa maneira de entender seu financeiro.
Estando na tela de extrato financeiro, você localiza os valores no topo da tela.
Os valores que o sistema retorna estão divididos em 4 colunas: Registros, Valor, Taxas e Total.
- Saldo Inicial: Esse é o valor inicial que tem armazenado nas carteiras do sistema, dentro do filtro informado. Ex: vamos supor que tenha filtrado as movimentações de 01/01/2022 à 30/01/2022 se o saldo total das carteiras que você tinha no dia 1 era R$ 35.000,00, isso significa que esse é o seu saldo inicial.
- O valor do saldo Inicial pode mudar de acordo com a data filtrada
- Entradas: São todas as movimentações financeiras positivas no sistema (aquilo que você recebe). Ex: recebimento de pagamentos de pedidos, fundo de caixa, inserções no caixa, etc.
- Saídas: São todas as movimentações financeiras negativas no sistema (aquilo que você retirou/pagou). Ex: pagamento de contas, pagamento de troco, sangrias, retiradas, etc.
- Taxas: São os valores descontados das taxas dos cartões
- Saldo Final: É a somatória total entre os outros 4 elementos explicados acima, representando todo o dinheiro que tem armazenado nas carteiras filtradas (caso não haja filtro de carteira, significa que é o salto total de todas). Saldo Inicial + Entradas + Saídas + Taxas
Portanto com estas definições é mais prático entender o fluxo e os dados apresentados pelo sistema.
Entendendo Fundo de Caixa
Como já apresentado anteriormente, o fundo de caixa é o valor de troco com qual você abre o caixa.
Para que seja possível inserir um valor de fundo em um caixa, é necessário retirar de algum lugar.
No sistema, o valor é retirado da carteira “Tesouraria“, que é uma espécie de cofre da empresa, e é inserido na carteira do Caixa que foi aberto. Ou seja: é realizada uma operação de retirada e uma de inserção, portanto o balanço final fica correto.