Neste tutorial será apresentado um Guia Rápido do Sistema GrandChef Pro.
Esse guia é ideal pra você que está começando agora a sua jornada em nosso sistema e não sabe por onde começar.
Organizamos este guia em sequência cronológica para que você siga os passos na ordem correta ?
Conteúdo (Clique para pular para o tópico)
- Configurações Iniciais
- Cardápio
- Controle de estoque
- Caixas
- Vendas
- Relatórios
- Financeiro
- Impressão
- Funcionários
- Clientes e Fornecedores
1. Configurações Iniciais ⚙️?
Nesta sessão é apresentado os passos iniciais de configuração do Sistema Pro.
-
- Baixando e se Cadastrando → Entenda como instalar o sistema e se cadastrar conosco. Dessa forma, temos este vídeo e este artigo que podem te ajudar.
-
- Inserindo as Informações da Empresa → Aprenda a configurar os dados de sua Empresa. Para que o cliente possa ter algumas informações como horário de atendimento, formas de pagamentos, localização e muito mais, assista este vídeo que lhe guiará nesse processo.
-
- Cadastro de Bairros → Veja o passo a passo para registrar as localidades(Cidades/Bairros) e os valores de entrega, acessando este guia.
-
- Cadastro de Funcionários e Comissão → Apresentamos como cadastrar seus funcionários e informar os valores de comissão do mesmo, separamos este artigo para te ajudar.
2. Cardápio ??
Com esse tópico, será explicado a Como cadastrar seus produtos para o seu cardápio digital.
-
- Cadastro de Produto → Esclareceremos as diversas formas de cadastrar produtos e em que situações cada cadastro se encaixa melhor. Abaixo, temos alguns vídeos importantes demonstrando:
Produto: Ideal para os produtos que você deseja controlar o estoque, exemplo: Lata de coca, barra de chocolate, etc. Veja esse artigo.
Composição: Melhor forma para controlar composições e insumos que um produto contém, como por exemplo um Lanche. Temos esse vídeo demonstrando.
Combo: Quando possui um produto que contém etapas, como as pizzas. Temos os passos explicados nesse vídeo
-
- Categorias de Produtos -> Deseja organizar seu cardápio por seção? Temos os passos explicando a como fazer nesse guia
-
- Logo abaixo, temos alguns artigos rápidos ensinando a cadastrar os tipos mais famosos para complementar seu cardápio:
3. Controle de Estoque ??
O módulo de estoque é a função do sistema que permite controlar e dar baixa nos itens de seu estoque. Dessa forma neste tópico será apresentado as principais funções que terá acesso no sistema.
-
- Inserir Estoque → Veja como inserir o estoque de seus produtos, temos este vídeo e este Artigo para te auxiliar nesse processo.
-
- Retirar Estoque → É possível retirar ou realizar o acerto do estoque, logo, separamos este vídeo que vai facilitar a compreensão dessa função.
-
- Relatório de Reposição → Verifique os itens de seu estoque que necessitam de reposição, basta conferir esse vídeo e este Artigo que podem te ajudar.
4. Operando o caixa ??
Nesse tópico, será esclarecido a questão de Como operar o caixa corretamente, permitindo assim, que realize suas vendas.
-
- Abertura e fechamento de caixa → Aprenda como funciona o processo de abertura do caixa, possibilitando que consiga realizar as vendas no sistema. Sendo assim, temos este vídeo que vai te guiar nessa questão.
-
- Inserir e Retirar dinheiro do caixa → Nesse passo, você verá as formas de colocar e tirar dinheiro no caixa. Sendo assim, temos esse vídeo e esse artigo que vão demonstrar essas funcionalidades.
-
- Conferência de caixa → Deseja realizar a conferência manual dos valores do caixa? Temos esse vídeo lhe mostrando passo a passo.
-
- Movimentações de Caixa → O sistema oferece um relatório detalhado de todas as operações do caixa feitas na sessão. Para explicar melhor, temos esse tutorial auxiliando.
5. Módulo de Vendas ??
O módulo de vendas é uma importante função do sistema. Dessa forma neste tópico será apresentado os módulos de venda que terá acesso no sistema.
-
- Controle de Mesas → Apresentamos as maneiras de utilizar e gerenciar as mesas. Logo, temos este vídeo e este Artigo que irá te ajudar.
-
- Controle de Comandas → Confira como usar e gerenciar as comandas, por meio deste vídeo e artigo.
-
- Controle do Balcão → Realize vendas rápidas com essa funcionalidade, veja como funciona este processo acessando este vídeo e artigo.
-
- Controle Delivery Manual → As vendas Delivery Manualmente(Entrega e Retirada) são feitas maneira simples, confira esse vídeo e artigo sobre este processo.
-
- Controle Delivery Online → Aprenda como gerenciar os pedidos de Delivery Online, logo mostrando como gerenciar os pedidos do site neste vídeo e artigo.
- Gestão do Delivery → Para reforçar a utilização da aba de delivery dê uma olhadinha neste outro video que reuni todas as funções que a opção de delivery fornece
- Controle Delivery Online → Aprenda como gerenciar os pedidos de Delivery Online, logo mostrando como gerenciar os pedidos do site neste vídeo e artigo.
-
- Tela de Preparo → Veja como você e/ou seu cozinheiro pode gerenciar o status do Pedido(Preparando e Pronto), acessando este vídeo e artigo.
6. Relatórios ??
Nesta seção, você aprenderá a como visualizar e compreender os diversos relatórios de vendas e controle que o sistema oferece
-
- Pedidos → Deseja visualizar um relatório contendo os pedidos e todos seus detalhes no sistema? Temos esse guia que irá lhe mostrar cada detalhe perfeitamente.
-
- Entregas por entregador → Gostaria de um relatório com todas as entregas que seu entregador fez para poder pagá-los? Dê uma olhada nesse artigo.
-
- Produtos mais vendidos → Caso queira ver quais são os produtos mais populares de seu estabelecimento, confira este artigo.
-
- Módulos mais utilizados → Deseja ver onde você mais vende? Veja esse artigo
-
- Clientes que mais Compram → Quer ver quais são os clientes que mais compram no seu sistema? Temos esse guia que te ajudar na compreensão desse processo.
-
- Categorias mais Vendidas → É possível estar listando por ordem as categorias mais vendidas no sistema. Esse tutorial irá lhe auxiliar.
-
- Formas de Pagamento mais utilizadas → Dentro do sistema, poderá estar visualizando quais são as maneiras mais populares de pagamento entre seus clientes. Temos esse artigo disponível para ajuda.
7. Financeiro ??
Para que você possa controlar minuciosamente a gestão financeira de seu estabelecimento e empresa, nesse tópico serão apresentadas algumas funcionalidades para ajudar no controle da mesma.
-
- Transferência de valores → Caso queira realizar uma transferência de valores entre carteiras no sistema, possuímos esse vídeo. Caso queira saber maiores detalhes e explicações sobre, também temos esse artigo.
-
- Extrato Financeiro → O sistema apresenta uma interface completa para o monitoramento das atividades financeiras que são feitas. Neste ponto, serão mostradas as funcionalidades e explicações sobre a utilidade do extrato financeiro em seu sistema. Temos esse artigo que irá lhe ajudar muito
-
- Relatório de Demonstração de Resultados (DRE) → Gostaria de um cálculo automático que representa os resultados de sua empresa a cada mês? Dê uma olhada neste tutorial.
-
- Cadastro de Formas de pagamento/Cartões → Para diversificar e abrir um maior leque de opções no momento da venda, o sistema permite que você cadastre suas formas de pagamento e cartões no sistema. Caso queira cadastrar novas opções para seu estabelecimento, confira este guia.
-
- Carteiras → É possível estar monitorando o saldo das carteiras de seu estabelecimento. Temos esse guia ensinando a como visualizar e entende-las.
-
- Contas a pagar e receber → É possível estar controlando suas contas a pagar e receber dentro do sistema. Consegue aprender tudo sobre esse assunto dentro desse artigo.
-
- Classificações de contas → Ideais para organizar suas contas pelo tipo, o sistema oferece a possibilidade de informar a classificação de suas contas. Veja nesse tutorial .
8. Impressão ??
Existem diversas configurações e personalizações de impressão que você pode estar aplicando em seu sistema GrandChef Online. Preparamos este tópico para que você possa configura-la, de acordo com o seu gosto.
-
- Como cadastrar impressoras → Aprenda como configurar sua impressora no GrandChef. Temos este vídeo explicando a como realizar esse procedimento, porém, recomendamos que entre em contato com o nosso suporte técnico para realizar esta configuração no sistema, clicando aqui.
-
- Impressão por Ticket → Muito utilizado nos bares e boates, com essa funcionalidade ativada, o operador de caixa imprime uma ficha e entrega ao cliente na hora da compra. Caso queira saber como imprimir por fichas, veja este artigo
-
- Reimprimir cupom de preparo → Caso tenha perdido o papel da cozinha, ou, apenas por questões de segurança, pode estar reimprimindo a via da cozinha ou outro setor que possua. Para realizar o procedimento, dê uma olhada nesse tutorial.
9. Funcionários???
Sendo um ponto essencial para que consiga mensurar o desempenho de sua equipe, preparamos este tópico para lhe auxiliar com seus funcionários no sistema.
-
- Cadastro de funcionários → Dentro do sistema, é possível estar cadastrando funcionários, assim como seus cargos. Para isso, temos esse vídeo, ou, se preferir ler, este artigo.
-
- Permissões de funcionários → Gostaria de estar limitando informações ou funcionalidades do sistema de seus funcionários? Dê uma olhada nesse vídeo ensinando como fazer.
10. Clientes e Fornecedores ?♂️??
Para melhorar ainda mais o controle e fidelização de seus clientes na plataforma, o sistema conta com o cadastro de clientes e fornecedores. Nos tópicos a seguir, será apresentado como cadastra-los ?
-
- Cadastro de Clientes → Dentro do sistema, é possível estar cadastrando seus clientes, armazenando suas informações para possíveis futuras vendas. Para isso, temos esse artigo
-
- Cadastro de Fornecedores → Também é possível estar cadastrando seus fornecedores, o qual poderá estar utilizando para futuras compras, contas, entre outras coisas no sistema. Caso queira saber como cadastrá-los, acesse este link