Hoje iremos demonstrar como configurar o Aplicativo Mobile do GrandChef para lançar pedidos.
Nossa recomendação é a instalação junto Windows 10, que é o sistema operacional mais atual da Microsoft, portanto o que recebe mais atualizações.
É preciso ter também um roteador wi-fi configurado (com ou sem internet) para o acesso ao GrandChef. Caso seus clientes tenham acesso ao wi-fi, recomendamos que tenha duas redes configuradas, uma para o uso do sistema e outra para uso dos clientes, evitando assim falhas por sobrecarregamento.
No caso de rede Offline, você vai precisar de:
• Um roteador com especificações para empresa, com o poder de gerenciamento interno de IP;
• Técnico de informática com experiência em rede.
O processo é bem simples para o técnico que já tenha experiência, basta configurar o roteador para liberar IP Wireless para que seus celulares consigam se comunicar na rede com o seu servidor.
Ambos dispositivos, celulares e servidor, precisam estar ligados nessa rede offline.
Segue abaixo uma ilustração do local:
A imagem acima representa de modo geral como funciona a comunicação de uma rede offline, entre o computador servidor, roteador e dispositivos móveis. Ela mostra:
• Um roteador para liberar sinal Wireless offline;
• Celular recebendo o sinal Wireless (o celular não vai conseguir se conectar à rede online como 3G ou 4G, ele deve sempre ficar conectado à rede offline);
• O computador servidor conectado via cabo de rede, que sai do roteador offline;
• Todos os dispositivos que forem acessar o aplicativo devem estar conectados à essa rede.
Lembramos que se a rede configurada for online, o Aplicativo não irá funcionar se a internet cair.
Contate um técnico de redes local para realizar essa configuração.
Agora vamos para a verificação no GrandChef
Verifique o Sincronizador
No canto esquerdo inferior clique sobre o ícone do sincronizador verifique se os Status dos Serviços do GrandChef estão todos iniciados, caso não clique em Recarregar.
Baixe o Aplicativo Mobile
Baixe e instale o aplicativo pela PlayStore em seu dispositivo, assim que abrir o App Grandchef irá pedir Usuário e senha (são os mesmos utilizados para logar no computador).
Em seu computador aparecerá uma caixa de texto pedindo para que valide o dispositivo, clique em “Validar“.
Agora com o dispositivo validado faça o login. Com acesso de Administrador além de Mesas, Comandas e Cardápio também é possível ter uma Visão Geral de suas vendas e dar entrada em Estoque.
Para o funcionário ter acesso somente a Mesas, Comandas e Cardápio cadastre-o como Garçom.
Obs: O dispositivo precisa estar na mesma rede Wifi que o Computador Servidor para que possa conecta-los.
Até o próximo tutorial! 😀